Bovinos

ACÉM
Também conhecido como agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho, pode ser encontrado em versão porcionada, pesando em média de 1 kg a 2 kg.
CUPIM
O Cupim é bastante apreciado pelos brasileiros, já que a gordura entre a carne dá maciez e sabor únicos ao corte
PALETA SEM MÚSCULO
A PÁ é um corte de fibras longas e gorduras concentradas, o que deixa a carne ainda mais saborosa.
PALETA
Localizada no braço do boi, a Paleta é um corte de fibras longas e gorduras concentradas
PEITO
Localizado na parte dianteira do boi, o Peito Friboi tem uma textura mais firme que é ideal para cozidos, caldos, sopas e refogados.
ALCATRA COM MAMINHA
Localizada na parte traseira do boi, dá origem a alguns subcortes, como o miolo da alcatra, também conhecido como coração da alcatra, e a maminha.
ARANHA DA ALCATRA
a Aranha da Alcatra é um dos subcortes da alcatra.
BANANINHA
A Bananinha é um subcorte especial do contrafilé e recebe esse nome pelo seu formato: tiras de 3 a 4 cm, mais alongadas e arredondadas.
CAPA DE FILÉ
A Capa de Filé é um corte localizado sobre a ponta do contrafilé. Por ter uma textura desigual, é uma ótima opção para o preparo de receitas com molho e de cozimento mais longo.
CAPA DE COXÃO MOLE
A capa de Coxão Mole é um corte localizado sobre a área do coxão mole.
CONTRA FILÉ
Um dos cortes mais apreciados pelo paladar brasileiro, o Contrafilé é separado do filé-mignon apenas pelas vértebras lombares.
CORAÇÃO DE ALCATRA
O Coração da Alcatra tem sabor acentuado e possui fibras curtas, que deixam a carne bem macia.
CORDÃO FILÉ MIGNON
O cordão é retirado da parte lateral do famoso Filé Mignon, é uma carne muito macia e com pouca quantidade de gordura.
COXÃO DURO
Com formato de um trapézio, o Coxão Duro fica localizado na parte traseira,do boi. É uma carne com fibras mais longas, rígidas e de gordura concentrada na parte externa.
COXÃO MOLE
Localizado na parte traseira do boi, o Coxão Mole também é conhecido como chã ou coxão de dentro. Possui fibras curtas, o que significa que essa é uma carne macia.
FILÉ MIGNON
Localizado na parte superior traseira do boi, o Filé Mignon é particularmente suculento. Uma das carnes bovinas mais magras.
FRALDINHA
A Fraldinha é um corte delicioso que vem do fraldão, um corte localizado próximo à costela do boi. É uma excelente escolha para o preparo de ensopados, picados.
LAGARTO
Também chamado de lagarto paulista, branco, posta branca, paulista e tatu, o Lagarto tem formato arredondado, fibras magras e fica localizado na parte traseira do boi.
MAMINHA
Parte mais macia da alcatra, a Maminha tem um formato quase triangular e é um dos cortes mais populares nas mesas brasileiras. Muito suculenta e com sabor suave.
MÚSCULO
De sabor inconfundível, o Músculo do Traseiro é uma carne quase sem gordura, muito usada no preparo de pratos infantis. Também é excelente no preparo de molhos e ensopados.
PATINHO
O Patinho tem um formato mais arredondado e está localizado na parte traseira do boi. Corte magro e com pouca gordura, essa carne é cheia de sabor.
PICANHA
A Picanha é um corte muito saboroso e de formato triangular que fica localizado na parte traseira do boi. No tradicional churrasco ela pode ser assada de diversas formas.
PONTA DO CONTRA FILÉ
Também conhecida como entrecôte, a Ponta do Contra Filé fica localizada no início do contrafilé.
ROLHA DA ALCATRA
Carne saborosa, de fibras curtas e com pouca gordura, a Rolha de Alcatra é macia e tem sabor suave.
COSTELA JANELA
Rica em sabor, a Costela Janela é obtida do centro da ponta de agulha, região central da costela bovina.
COSTELA MINGA
Um subcorte da ponta de agulha, a Costela Minga é um corte que segue até o final do rojão e de formato retangular. Muito saborosa, é tradicionalmente utilizada em churrascos.
COSTELA RIPA
Prática, suculenta e deliciosa, a Costela Ripa é obtida do corte em tiras horizontais da “janela” da costela.